O Transporte Just In Time afeta diretamente o setor logístico de uma empresa de transportes. A expressão inglesa significa “na hora certa” e preconiza que uma demanda deve ser atendida instantaneamente. Essa filosofia de produção foi criada no Japão, na década de 50 pela Toyota, em oposição à linha de produção clássica.
Tratando-se da logística Just in Time, ou JIT como também é conhecida, todas as ações dentro de uma empresa são realizadas “na hora certa”, em outras palavras, atividades como compra, transporte e produção ocorrem de acordo com a demanda.
A compra de insumos, a produção, o transporte de carga e toda a logística de forma geral precisam trabalhar de forma integrada no sistema Just In Time.
Tratando-se do transporte de cargas, é necessário que a transportadora esteja comprometida com os horários de entregas, utilizando controles rígidos no tempo de deslocamentos. As empresas de transportes que trabalham com essa metodologia devem prever em sua gestão de riscos, todos os tipos de problemas para evitar a desarmonização do Just in Time com esperas.
Entregas Expressas X Just In Time
É importante lembrar que as entregas expressas são diferentes dos transportes de cargas Just In Time. Enquanto uma entrega expressa caracteriza-se pela necessidade pontual de urgência, no Just In Time o fluxo de coletas e entregas é contínuo estando sempre em sintonia constante com as necessidades de fluxo de produção do cliente.
Vantagens do Just In Time
O aumento da produtividade e a redução de custos são os principais objetivos desse método de gestão, mas essa metodologia também possui outras vantagens:
- Maior controle de qualidade dos produtos;
- Flexibilidade de produção com possibilidade de modificações de processos e produtos;
- Redução de custos com equipamentos, materiais e mão de obra;
- Rápida resposta aos problemas;
- Redução de espaço e manuseio.
Se você procura por soluções de transporte de cargas sob medida, entre em contato conosco. Além de entregas com motoboys, nós, da Log10, também trabalhamos com transporte rodoviário, aduaneiro e transporte aéreo de cargas.