No transporte rodoviário de cargas, não podemos simplesmente jogar as caixas dentro do caminhão e esperar que elas cheguem ao seu destino em perfeito estado. Por isso, algumas estratégias são indispensáveis nos serviços logísticos, entre elas, o carregamento de cargas por distribuição de peso.
A distribuição de carga por peso é uma técnica de organização que impede a sobrecarga dos eixos. Isso fará com que a distribuição seja equivalente em todos os lados do veículo – evitando assim possíveis tombamentos e outros acidentes.
Para realizar essa organização, a equipe de logística considera o peso da carga, dessa forma, conforme o desembarque da carga ao longo do trajeto, não ocorrem desequilíbrios no veículo, o que deixará todo processo não só mais seguro, mas também mais eficiente.
Para aproveitar todo espaço físico e capacidade de peso da frota, no transporte de cargas, utilizamos um processo chamado “cubagem”. Em outras palavras, trata-se de cálculo que define a relação entre o peso da carga embalada e o espaço que a mesma ocupará dentro do veículo.
O cálculo da cubagem facilita também os carregamentos em que apesar do grande volume, as cargas possuem baixo peso. Para calcular o volume da carga, multiplica-se comprimento, altura e largura. O resultado deverá ser multiplicado pelo fator de cubagem, representado por um valor constante equivalente a 1m³ (um metro cúbico) dentro do veículo que fará o transporte.
Contate a Log10 para transporte de cargas
Otimize cada etapa logística de sua empresa confiando essa tarefa a uma empresa de transporte de cargas que seja eficiente. Converse com a equipe da Log10 e saiba como podemos ajudar a sua empresa.