Existem diversas transportadoras, que são responsáveis pelo transporte de cargas aéreas para importação e exportação. Essas empresas ganharam ainda mais evidência durante a pandemia do Covid-19, quando foi necessário o transporte urgente das vacinas.
Neste artigo, iremos explicar melhor como funciona a logística de importação e exportação em terminais de cargas aéreas e qual sua importância. Confira!
O que é e como funciona a importação e exportação aérea?
O primeiro passo para entender a logística nos aeroportos, é compreender como funciona o transporte de cargas aéreas. A importação aérea consiste em coletar a mercadoria no país de origem e entregar para o país de destino (importador), de forma mais ágil e rápida.
Já o processo de exportação consiste em usar o avião como transporte para entregar mercadorias para outros países. Essas modalidades, são extremamente vantajosas, pois oferecem mais agilidade, segurança, rastreio da mercadoria e diversas empresas com diferentes valores que podem realizar o serviço.
Como funciona a logística de importação e exportação?
Existem algumas diferenças em relação a logística de importação e exportação, mas de maneira geral todas seguem o processo de verificação da documentação necessária, carregamento dos produtos e o monitoramento da mercadoria até sua chegada ao destino final.
São necessárias algumas etapas específicas para o transporte de cargas em cada uma dessas modalidades, explicaremos melhor a seguir:
Especificações para a importação
O transporte de cargas na modalidade da importação e o procedimento da logística, funciona da seguinte forma:
- Emissão de um documento de Conhecimento de Embarque/Carga – esse deve ser emitido pela companhia responsável pelo transporte e será ideal para definir a contratação do transporte internacional, e para a comprovação do recebimento da mercadoria;
- Termo de Entrada – emitido pela Receita Federal para comprovar que a mercadoria chegou no recinto alfandegado sob jurisdição da Unidade da Receita Federal de Despacho (URF);
- Assim que a carga chega, ela é movimentada para o terminal de cargas do aeroporto e etiquetadas para controle;
- No terminal de cargas é feito a comparação com os dados que constam no documento de Conhecimento de Embarque, como peso, embalagem, natureza, etc;
- Depois da validação, a companhia aérea realiza o tratamento específico para a carga em questão e as mercadorias são guardadas de acordo com a necessidade.
Especificações para a exportação
Já o processo de logística da exportação, é bem mais simples e funciona da seguinte forma:
- Apresentação da documentação necessária para o processo;
- Processo de carregamento, onde acontece a conferência das mercadorias que serão exportadas;
- Acompanhamento de todo o trajeto, até o momento da entrega final.
Justamente por acontecer de uma forma mais simples, é uma modalidade muito utilizada por diversas empresas.