IR
acima
Transporte de Alimentos
Transporte para Área Médica
Serviços de Motoboy
Transporte Aéreo de Cargas
Logística Promocional
Logistica Hospitalar de Instrumentais
Transporte Rodoviário de Carga
Transporte Aduaneiro
abaixo

Busque aqui

Área do Cliente

TESTE

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
Slide 10
05/07/2022

Transportadora no aeroporto para importação e exportação

Existem diversas transportadoras, que são responsáveis pelo transporte de cargas aéreas para importação e exportação. Essas empresas ganharam ainda mais evidência durante a pandemia do Covid-19, quando foi necessário o transporte urgente das vacinas.  Neste artigo, iremos explicar melhor como funciona a logística de importação e exportação em terminais de cargas aéreas e qual sua […]

Existem diversas transportadoras, que são responsáveis pelo transporte de cargas aéreas para importação e exportação. Essas empresas ganharam ainda mais evidência durante a pandemia do Covid-19, quando foi necessário o transporte urgente das vacinas. 

Neste artigo, iremos explicar melhor como funciona a logística de importação e exportação em terminais de cargas aéreas e qual sua importância. Confira!

O que é e como funciona a importação e exportação aérea?

O primeiro passo para entender a logística nos aeroportos, é compreender como funciona o transporte de cargas aéreas. A importação aérea consiste em coletar a mercadoria no país de origem e entregar para o país de destino (importador), de forma mais ágil e rápida. 

Já o processo de exportação consiste em usar o avião como transporte para entregar mercadorias para outros países. Essas modalidades, são extremamente vantajosas, pois oferecem mais agilidade, segurança, rastreio da mercadoria e diversas empresas com diferentes valores que podem realizar o serviço. 

Como funciona a logística de importação e exportação?

Existem algumas diferenças em relação a logística de importação e exportação, mas de maneira geral todas seguem o processo de verificação da documentação necessária, carregamento dos produtos e o monitoramento da mercadoria até sua chegada ao destino final. 

São necessárias algumas etapas específicas para o transporte de cargas em cada uma dessas modalidades, explicaremos melhor a seguir:

Especificações para a importação

O transporte de cargas na modalidade da importação e o procedimento da logística, funciona da seguinte forma:

  • Emissão de um documento de Conhecimento de Embarque/Carga – esse deve ser emitido pela companhia responsável pelo transporte e será ideal para definir a contratação do transporte internacional, e para a comprovação do recebimento da mercadoria; 
  • Termo de Entrada – emitido pela Receita Federal para comprovar que a mercadoria chegou no recinto alfandegado sob jurisdição da Unidade da Receita Federal de Despacho (URF);
  • Assim que a carga chega, ela é movimentada para o terminal de cargas do aeroporto e etiquetadas para controle;
  • No terminal de cargas é feito a comparação com os dados que constam no documento de Conhecimento de Embarque, como peso, embalagem, natureza, etc;
  • Depois da validação, a companhia aérea realiza o tratamento específico para a carga em questão e as mercadorias são guardadas de acordo com a necessidade. 

Especificações para a exportação

Já o processo de logística da exportação, é bem mais simples e funciona da seguinte forma:

  • Apresentação da documentação necessária para o processo;
  • Processo de carregamento, onde acontece a conferência das mercadorias que serão exportadas;
  • Acompanhamento de todo o trajeto, até o momento da entrega final. 

Justamente por acontecer de uma forma mais simples, é uma modalidade muito utilizada por diversas empresas.