Um assunto que é tabu na sociedade, mas que tem grande impacto na vida de mais de 12 milhões de brasileiros, é a depressão.
Na pandemia, os índices de jovens menores de 18 anos com sintomas da depressão chegaram a dobrar, segundo o periódico científico JAMA Pediatrics, da Associação Médica Americana.
Setembro é o mês dedicado para a prevenção do suicídio. Para se ter uma ideia, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo.
Em meio a crise, cada indivíduo reage e sente a situação de forma diferenciada. Por esse motivo, muitas pessoas podem ter desenvolvido sintomas da doença em decorrência de problemas financeiros, perda de familiares e amigos, bem como o próprio desemprego.
Entre os principais sintomas depressivos, estão:
- Sentimentos de tristeza;
- Perda de interesse e prazer nas atividades;
- Interrupção das funções regulatórias, como sono e apetite.
As reações psicológicas que a pandemia desencadeou não devem de forma alguma serem escondidas ou motivo de vergonha.
Por isso, pare. Respire lentamente.
Converse com outras pessoas e não tenha medo de procurar um profissional especializado.
Se você precisa de ajuda imediata, o CVV – Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Disque 188 ou acesse o site:
https://www.cvv.org.br/