O Brasil tem um suicídio a cada 46 minutos, segundo o Ministério da Saúde. Essa já é considerada a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a depressão está relacionada a maioria dos casos.
Por isso, em 2015, o mês de setembro foi escolhido para prevenir e reduzir as tentativas e óbitos por suicídio. A ideia é identificar os sinais e prestar ajuda a pessoas que estejam passando por esse momento tão difícil que é a depressão.
Os sintomas da depressão podem começar de maneira leve e perdurar por bastante tempo, é uma tristeza que não passa. Aos poucos, a pessoa deixa de fazer planos, em alguns casos se isola do convívio social, apresenta distúrbios de sono, irritabilidade, angústia, desesperança além de outros sintomas.
O aconselhamento por um profissional é a melhor forma de impedir que o quadro de depressão evolua e acabe em um atentado contra a própria vida. Se você precisa de apoio ou quer conversar, também pode ligar no 188, no Centro de Valorização da Vida. O atendimento é gratuito e o sigilo é total.
A Log10 acredita que por mais difícil que possa estar sendo esse momento, você vai superar. Sua vida importa, procure ajuda!
Fatores de risco para o suicídio
Abuso sexual na infância
Alta recente de internação psiquiátrica
Doenças incapacitantes
Impulsividade/Agressividade
Isolamento Social
Suicídio na família
Tentativa prévia
Doenças mentais
Fatores de proteção contra o suicídio
Aumentar contato com familiares e amigos
Buscar e seguir tratamento adequado para doença mental
Envolvimento em atividades religiosas ou espirituais
Iniciar atividades prazerosas ou que tenham significado para a pessoa, como trabalho voluntário e/ou hobbies
Reduzir ou evitar o uso de álcool e outras drogas