A segurança é uma preocupação recorrente de quem trabalha com serviços logísticos e especificamente com transporte de cargas. Não importa se o deslocamento será via terrestre, pelo ar, ou água, os riscos devem sempre ser avaliados para que não só prejuízos sejam evitados, mas também a vida de pessoas possam ser preservadas.
No Brasil, os números são assustadores. Em 2019, mais de 18 mil roubos de cargas foram registrados, de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC). Em média, a cada duas horas, transportadoras tiveram suas cargas roubadas nas rodovias brasileiras.
Para conseguir segurança e tranquilidade, tanto as transportadoras quanto os autônomos devem contratar um Seguro de Transporte de Cargas. Dessa forma, em um assalto, por exemplo, caso exista perda da carga ou do próprio veículo, o seguro efetua o ressarcimento do prejuízo.
Apesar de ser mais comum no modal de transporte rodoviário de cargas, o seguro de transportes também pode ser contratado para os modais, aéreo, ferroviário e aquaviário.
Entre as modalidades de seguro estão a RCTR-C, que cobre danos e perdas das cargas inerentes a acidentes de trânsito, e o RC, que é seguro obrigatório que muitos transportadores já utilizam.
Além disso, o seguro pode ser contratado com cobertura nacional, caso a movimentação da mercadoria seja dentro do país. Com a opção de uma apólice para cada viagem realizada ou uma apólice para vários deslocamentos.
Já para quem atua no comércio exterior, o seguro internacional cobrirá diversos modais além de possíveis indenizações por perdas e danos, impostos, fretes, lucros e despesas.
Na Log10 segurança é prioridade. Por isso, contamos com um inteligente planejamento de riscos para que sua entrega chegue sem intercorrências. Precisa transportar com segurança e agilidade? Contate nossa equipe.