Os centros cirúrgicos são responsáveis por boa parte da receita dos hospitais, mas para conseguir uma capacidade cirúrgica maior e consecutivamente para aumentá-la, é necessário garantir a segurança do paciente em todos os momentos do atendimento, inclusive durante a execução de processos de logística hospitalar de instrumental cirúrgico.
Você sabia que o transporte é uma das etapas mais sensíveis durante o manejo de instrumentais cirúrgicos? São necessários cuidados rigorosos, eliminando qualquer possibilidade de contaminação dos materiais. Além disso, a falta de algum item pode até mesmo inviabilizar uma cirurgia.
Os instrumentais cirúrgicos são utilizados em qualquer tipo de intervenção cirúrgica seja para o rompimento de tecidos, contenção de sangramentos, exposição de órgãos, entre outras funcionalidades. Alguns exemplos desses itens, que levamos em nossa transportadora de material cirúrgico, são:
✔️ Bisturi
✔️ Afastadores
✔️ Pinças
✔️ Tesouras
✔️ Pontas de aspiradores
✔️ Serra elétrica
✔️ Muitos outros
Cada tipo de cirurgia demanda um kit específico de instrumentais, por isso, aqui na Log10 para realizar o serviço de transporte de material cirúrgico recebemos uma lista de itens que serão utilizados durante o procedimento. A partir daí, separamos e conferimos cuidadosamente todos os itens solicitados.
Para uma cirurgia ortopédica, por exemplo, a logística hospitalar transporta aos hospitais kits com todos os tamanhos disponíveis de placas, parafusos, entre outros componentes. O médico decide quais serão os materiais utilizados de acordo com o caso do paciente.
Transporte de Instrumentais Cirúrgicos: Como é feito?
Nosso colaborador desloca-se até o Centro de Material e Esterilização, de Engenharia Clínica ou Centro de Órteses, Próteses e Materiais Especiais do hospital em questão e realiza a conferência dos kits e equipamentos médico-hospitalares na presença de um funcionário do hospital. Em seguida, é fornecido um “Vale Instrumentais” com tudo que foi deixado no local.
Após a cirurgia, mais uma vez um colaborador treinado da Log10 Transportes faz a conferência de itens com um funcionário do hospital. São verificadas todas as quantidades e os tipos de materiais utilizados e não utilizados na cirurgia através do “Vale instrumentais”. Os produtos que não foram utilizados pelo médico são retirados do hospital e levados de volta ao seu local inicial.
Tanto no serviço de transporte de material para cirurgia, como também no transporte de produtos médicos é necessário utilizar veículos especiais e que estejam habilitados pela vigilância sanitária e pelo município. Isso porque é necessário dispor de isolamento térmico, máquina de refrigeração, monitoramento de temperatura em tempo real e datalogger.
Precisa de um orçamento de logística hospitalar para instrumentais cirúrgicos e transporte de produtos de saúde? Entre em contato com a Log10 Transportes. Estamos à disposição para te atender.