Em uma empresa de transporte, a gestão de frotas define os processos e metodologias da rotina de toda a frota. É através deste gerenciamento de veículos que há a centralização de dados como manutenção, consumo de produtos, quilometragem e as rotas percorridas pelos veículos.
Quanto melhor a gestão de frota de uma transportadora, menores serão os custos com a operação de transporte, mas, além disso, a gestão de frota eficiente também influencia em outros aspectos do transporte de cargas.
Impactos da gestão de frota eficiente: Benefícios para o transporte de cargas
- Economia de tempo – Entregas ágeis e eficientes;
- Redução de custos – Melhor destinação de recursos;
- Mais segurança para a carga, veículo e funcionários;
- Preservação de veículos;
- Satisfação do consumidor final.
Por onde começar a gestão de frota
Defina um cronograma para manutenção preventiva de todos os veículos. Para se organizar, você pode separar os veículos por modelos, categorias ou conforme achar melhor.
Utilize ferramentas de roteirização de transporte. Algumas ferramentas permitem acompanhamento em tempo real e apresentam caminhos alternativos para avaliação da segurança e do tempo de transporte.
Para minimizar os riscos dos roubos de cargas, recomenda-se a utilização de algumas tecnologias, como bloqueadores e rastreadores de veículos.
Por último e mais importante, está a capacitação da equipe, que deve estar apta a identificar erros e possibilidades de melhoria.
Há 15 anos a Log10 presta serviços de transporte de cargas no modal rodoviário, aduaneiro e aéreo. Além disso, atua como especialista em transporte de produtos médico-hospitalares, cosméticos e correlatos de saúde. Para saber mais, entre em contato com nossa equipe por meio do nosso formulário de contato do site ou link da bio.