Alguns cuidados primordiais devem ser levados em consideração quando o assunto é transporte de medicamentos, cuidados esses que devem ser tomados com relação a Cadeia Fria e a própria logística para o transporte destes itens.
A Log10 é uma empresa de transporte de medicamentos com mais de 10 anos de experiência e muito conhecimento no assunto, por isso, montamos um artigo com os principais cuidados para esse transporte, acompanhe!
Cuidados com Cadeia Fria
A Cadeia Fria deve ser utilizada no transporte de cargas refrigeradas, como alimentos, medicamentos, vacinas, itens perecíveis, entre outros. Elas são responsáveis por manter esses produtos na temperatura ideal para que cheguem em segurança ao destino.
Na logística hospitalar de instrumentais e medicamentos, elas são ideais para o transporte de medicamentos, vacinas, hemoderivados, instrumentais, órgãos para transplante, entre outros. Por essa razão, alguns cuidados são indispensáveis.
Atualmente existe um manual desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que prevê alguns cuidados com a Cadeia Fria, tais como manutenção, avaliação, boas práticas de manuseio e armazenamento destes itens.
Algumas das boas práticas prática para o uso da Cadeia Fria, são:
- checagem da temperatura durante o transporte do produto;
- o uso de tecnologias que realizam o monitoramento da temperatura em tempo real;
- realizar os procedimentos padrões (POP);
- armazenar o produto de forma correta desde o momento da estocagem.
Cuidados com a logística de medicamentos
Além dos cuidados com a Cadeia Fria, a logística requer muita atenção para uma transportadora de medicamentos. Isso porque, os medicamentos, instrumentais e demais itens hospitalares são extremamente sensíveis e precisam de diversos cuidados para que garantam a segurança dos pacientes e funcionários que manejem os itens.
O transporte de medicamentos é uma das etapas mais sensíveis da logística, é necessário que seja realizada uma checagem minuciosa nos veículos que serão utilizados para levar esses produtos e de um treinamento periódico para que todos os funcionários saibam manuseá-los com a segurança necessária.
Alguns dos cuidados indispensáveis são:
- garantir que o medicamentos e instrumentais hospitalares sejam transportados e armazenados na temperatura correta;
- ter um sistema de segurança contra eventuais roubos;
- contar um software para acompanhar toda a logística.
Com esses cuidados a entrega segura de medicamentos e instrumentais hospitalares será garantida.