A logística hospitalar de instrumentais e medicamentos é fundamental para o bom funcionamento de empresas que atuam na área da saúde, seja no processo de fabricação, armazenamento ou distribuição.
Com mais de 10 anos atuando com o transporte médico, a Log10 Transportes, entende a importância de saber exatamente como é o processo dessa logística e qual a sua necessidade para empresas inseridas neste mercado.
Qual é a definição de logística hospitalar?
A logística de instrumentais e medicamentos é a gestão dos insumos (instrumentais cirúrgicos, EPI’s, medicamentos, vacinas) da chegada ao centro de distribuição até a entrega para o local que fará uso dos mesmos.
Para ser considerado bom, esse processo de gestão deve trabalhar com recursos humanos e tecnológicos para garantir a qualidade destes insumo e segurança de todos os envolvidos, colaboradores, profissionais e pacientes.
O bom funcionamento dessa gestão irá garantir os seguintes benefícios:
Evitar desperdícios
Organizar o estoque para que tenham somente os insumos que serão distribuídos, dessa forma, a equipe responsável por este processo deve estar atenta às quantidades que receberão e se todas elas possuem destinos corretos.
Além disso, é imprescindível que os responsáveis se certifiquem que as datas de validade, lotes, frequência de uso e que a quantidade remanescente atenda a demanda de transporte de medicamentos e outros insumos hospitalares.
Segurança do paciente
Profissionais aptos para o armazenamento e transporte de medicamentos e outros insumos hospitalares, irão garantir a segurança dos pacientes e profissionais que farão uso dos mesmos.
Eles serão responsáveis por manterem estes insumos no ambiente correto, criado com a ajuda da tecnologia, para que não os mesmos não percam qualidade até o momento de serem entregues.
Logística de medicamentos reversa, o que é?
A logística de medicamentos reversa consiste no retorno dos insumos que não foram utilizados aos fornecedores. Esse processo deve ser realizado por uma transportadora de medicamentos, já que exige certos cuidados.
É fundamental que a equipe que realizará esse transporte para área médica tenha conhecimento no processo da logística hospitalar, neste caso, é comum que as empresas que realizaram a entrega destes insumos seja a mesma que faça o processo de logística reversa.