As mulheres representam metade da população brasileira, mas ainda assim sofrem diariamente com o machismo, com a violência, entre outras mazelas. No dia 8 de Março, no qual comemoramos o Dia Internacional da Mulher, relembramos a importância da luta das mulheres por mais justiça e pela equidade.
Apesar das palavras igualdade e equidade possuírem significados diferentes, muitas vezes são utilizadas com o mesmo significado no dia-a-dia das pessoas.
A igualdade pressupõe um tratamento igualitário a todos, porém não somos iguais. Já o conceito da equidade considera a promoção de tratamentos diferentes para que as pessoas consigam as mesmas oportunidades. Dessa forma, as diferenças entre as pessoas e os gêneros são consideradas de forma justa.
Conheça alguns dos Direitos das Mulheres conquistados ao longo do tempo
Em 1932, o código eleitoral concede o direito ao voto às mulheres. No Brasil, a constituição de 1946 permitiu que as mulheres pudessem votar e serem votadas.
Em 1962, o Estatuto das Mulheres Casadas amplia os direitos das mulheres e deixa de proibir a abertura de contas em bancos e o trabalho externo. No entanto, foi só na Constituição de 1988 que ficou expressa a igualdade de direitos e deveres entre mulheres e homens.
Em 1988, a Constituição Brasileira proibiu a diferença entre salários de homens e mulheres. No entanto, em todo o mundo estima-se que as mulheres ainda ganhem 23% menos do que os homens na mesma função.
Em 2006 a Lei Maria da Penha foi criada para proteger as vítimas de violência doméstica, física, moral, psicológica, sexual e patrimonial.
Feliz Dia da Mulher
Neste dia, nossa empresa de transporte de cargas, quer ressaltar a importância de oferecermos condições justas para todas as mulheres, sobretudo àquelas que atuam no setor de transportes.
Deixamos aqui nossa homenagem e respeito a todas as mulheres que, com determinação, transformam o mundo todos os dias.