O transporte para área médica, é essencial para que hospitais possam atender aos seus pacientes com os produtos necessários e deve ser realizado da forma correta, para que todos tenham a segurança garantida. Por essa razão, a logística hospitalar é tão importante e deve ser valorizada. A Log10, é especialista no transporte para área médica e preparou um artigo que explicará qual a importância dessa logística. Confira!
O que é e como funciona a logística hospitalar?
Antes de entender quais são suas vantagens, é fundamental saber exatamente o que é essa logística e como ela funciona. A logística hospitalar é um serviço responsável pela gestão, movimentação e armazenagem de materiais técnicos hospitalares, medicamentos e demais recursos necessários para o funcionamento da unidade hospitalar em questão.
Esse serviço normalmente é terceirizado, e seu funcionamento consiste em suprir e distribuir materiais, equipamentos, medicamentos e tudo que for necessário para que cada paciente seja atendido.
O seu processo, tem como foco, conservar esses materiais e garantir a segurança de todos que estão envolvidos no processo.
A importância de uma boa logística hospitalar
Contar com um serviço de logística hospitalar de qualidade é fundamental para o bom funcionamento da unidade hospitalar e oferece inúmeros benefícios, como:
Profissionais especializados
Os profissionais especializados no setor de logística, irão garantir que os processos dentro da unidade hospitalar em questão, sejam realizados de maneira ágil e segura.
Menos desperdício
A logística hospitalar diminui muito os desperdícios, já que, se algum paciente não utilizar a dosagem inteira do medicamento ou algum instrumental for solicitado e não utilizado, os profissionais farão a armazenagem correta deste produto, para que ele possa ser utilizado sem colocar em risco a saúde.
Além disso, o processo de logística, separará exatamente o que será usado, evitando que coisas a mais sejam mandadas e descartadas sem necessidade.
Gerenciamento constante
É válido lembrar que esse setor, será responsável por um gerenciamento constante dos materiais hospitalares, e garantirá que todos os processos sejam realizados da forma correta, desde a armazenagem, até a entrega deste material para o profissional da saúde.